![]() |
A destituição de Urano. |
Filosofia
A antiga Grecia ficou famosa pela beleza de suas cidades e pela cultura que agradava tanto a gregos quanto a troianos. A Filosofia e a Religião fizeram da Mitologia Grega conhecida pelo mundo inteiro.
Gregos eram politeístas e acreditavam na encarnação dos deuses, estes que experimentaram sentimentos humanos, tal como: o amor, o ciumes, o ódio e o rancor. Segundo os filósofos Hesíodo e Homero (citados como principais autores), os Deuses participam do cotidiano e da vida das pessoas, as pragas e as enfermidades seriam uma manifestação do desagrado deles. Para manter os contentes deveriam realizar constantes oferendas em sua homenagem.
Os Deuses formam uma Elite Espiritual e estão presentes em todas as forças da natureza, sejam elas conhecidas ou não. Segundo os gregos, os Deuses atuam em todos os ramos da natureza: na psique, na ciência, na sociedade, no clima, na saúde, etc...
A Mitologia trata das questões humanas e tenta explicar com parábolas a origem do Universo. O texto é dirigido a psique e a espiritualidade mais elevada, esta que sobrevive as fronteiras do tempo e o espaço, eternizando os heróis que existem dentro e fora de cada um de nós.
![]() |
A queda dos Titãs. |
Caos - O Inicio
Antes de todas as coisas existentes reinava o Caos, o Primeiro de todos os Deuses Primordiais: uma massa obscura e poliforme que continha em seu interior a semente para todas as coisas do universo. Do Caos originou- se os primeiros Deuses da Mitologia Grega, dentre eles: Gaia (a Mãe Terra) que para se sentir completa (cheia de graça e amor) gerou sozinha a Urano (o Céu) e o desposou.
Gaia e Urano - Amor e Ódio
No relacionamento entre Gaia e Urano; nasceram 12 Titãs: gigantes com poderes assustadores, assim como seus pais eles também representam alguma coisa na natureza; nasceram os Ciclopes, gigantes de um olho só e extremamente fortes; e também os Hecatônquiros, que possuíam 100 braços e 50 cabeças.
Urano olhou as terríveis criaturas que nasceram do seu relacionamento com Gaia e com medo as colocou de volta no ventre materno. Os Filhos foram o principal motivo de desentendimento entre eles, Gaia não suportou a indiferença de Urano e o amor se transformou em intensa magoa e dor.
Com raiva, passou a tramar contra o amado e pediu ajuda aos Titãs para destronar o pai. Apenas Cronos (Titã do Tempo) aceitou ajudar a mãe: ele acertou um golpe de foice que arrancou os testículos do pai, depois o destituiu do cargo e assumiu o controle do universo. Então arremessou os testículos do pai ao mar e deste episodio nasceu Afrodite, Deusa da Beleza e do Amor.