quarta-feira, 30 de setembro de 2015

As Aventuras de Pinoquio

Pinoquio, boneco de Madeira.
As Aventuras de Pinoquio (1883), de Carlo Collodi (Florença, Itália). Conta a história da transformação de um boneco de madeira em menino de verdade, esta incrível fábula sofreu diversas adaptações ao longo dos anos sem perder o fundamento principal da obra, os estúdios da Disney lançou o filme em 1940 que não acompanha de forma fiel a obra original.



Um Pedaço de Pau Falante

Mestre Cereja era um carpinteiro que pegou um pedaço de madeira para fazer um pé de mesa, ao tocar com o machado este respondeu, pensou estar ficando louco quando recebe de surpresa a visita do amigo, mestre Gepeto. Mestre Cereja presenteia o amigo com este pedaço de pau falante e Gepeto retorna para casa com a ideia de transforma- lo num boneco.

A Nomeação


Logo no inicio decide chama- lo de Pinoquio, acreditava que este nome lhe daria sorte, Gepeto conhecera uma família inteira de Pinoquios: pai, mãe e filhos, onde o mais rico pedia esmola. Recém formado, o boneco foge para longe do mestre e depois de uma confusão na rua, Gepeto é preso e Pinoquio volta sozinho para casa.

Um Grilo Sussurrante


Um Grilo aconselha o impaciente Pinoquio, ele é pouco tolerante e atira um martelo que esmaga a cabeça do bicho. Sai pra mendigar nas ruas por não encontrar comida dentro de casa e ganha um banho de agua fria. Então ascende uma fogueira, adormece e esquece o pé de madeira dentro do fogo.
Quando Gepeto retorna pra casa, Pinoquio inventa que seus pés foram comidos por um gato, Gepeto conserta o boneco e vende o pouco que tem para comprar- lhe um livro e assim o boneco poder estudar.


O Teatro dos Bonecos de Pau


Cheio de sonhos, faz planos para o futuro: no primeiro dia  aprender a ler, no segundo a escrever, no terceiro os números e assim por diante, uma coisa de cada vez. No caminho escuta a música do “Grande Teatro dos Bonecos de Pau”, ele troca o livro por um ingresso para assistir o show de Polichinelo e Arlequim.
Durante o espetáculo é reconhecido pelos bonecos e o diretor “Come - Fogo” pendura- o na parede para depois usa- lo como lenha pro jantar, mas ao ouvir os gritos do boneco ele se compadece e no outro dia após ouvir sua história, da- lhe 5 moedas de ouro para entregar ao seu pai.


A turma do Pinoquio.
A Raposa e O Gato Cego

No caminho é convencido por uma Raposa e um Gato Cego a plantar as moedas para colher frutos de ouro, mas antes vão ao albergue para comer fartamente as custas do novo amigo. Decidem encontrar- se no “Campo dos Milagres” e Pinoquio vai sozinho pela escuridão, uma voz avisa para não acreditar em riqueza fácil, era o espirito do Grilo falante...
No caminho é emboscado por assaltantes e se esconde numa casa onde encontra uma linda menina de cabelo azul, ela diz que todos os moradores estão mortos, inclusive ela. Ao pedir ajuda é brutalmente agarrado pelo pescoço e levado para ser enforcado fora da casa.

A Menina e os Médicos

A menina pede para um falcão liberta- lo da morte e o “Cão Medoro” leva- o para dentro da casa para ser atendido pelos médicos: um Corvo, uma Coruja e um Grilo, eles não sabem dizer se Pinoquio está vivo ou morto.
Ao ouvir um soluço, o Corvo prognóstica a cura: Pinoquio recusa o remédio amargo, mas aceita um bocado de açúcar, mas ao ver 4 coelhos vestidos de coveiros sente medo e toma o remédio.
Pinoquio conta a sua história para a menina, ele mente tanto que inventa de tudo e a cada mentira que conta seu nariz cresce mais e mais. Envergonhado tenta fugir mas seu nariz é tão grande que não passa pela porta, a menina chora desconsolada e pede para que milhares de pássaros biquem seu narigão até voltar ao normal.

A Fralde


Ao sair da casa encontra com a Raposa e o Gato Cego, foram juntos até “O Campo dos Milagres” onde semearam as moedas, depois se retiraram e Pinoquio aguarda na cidade. Mas não ouve colheita e as moedas tampouco estavam lá, então o boneco volta pra a cidade decidido a denunciar os criminosos.
Procura pela justiça, mas o Juiz era um Gorila e condena o boneco à cadeia. Por sorte,
naquele tempo, o Rei comemorava uma grande vitória e ordena libertar todos os prisioneiros, Pinoquio deseja ver a menina de cabelo azul, mas no caminho depara com uma cobra que da- lhe o bote e o boneco desmaia.


A Fada


Depois de acordado sente fome e é preso por invadir uma fazenda, o dono libera- o após ajudar a prender as raposas que roubam. Chegando a casa da menina, descobre que ela está morta “de tanta dor por ter perdido seu irmão: Pinoquio”.
Surge uma ave gigante dizendo que Gepeto foi ao mar para procurar o seu filho que está perdido, leva Pinoquio até o mar e este salta no oceano para salva- lo. Nada a noite toda e acorda em uma ilha onde encontra uma fada: este conta- lhe o sonho de se tornar humano e ela revela que se ele for um bom menino o seu sonho se tornará realidade.


A Dificuldade


Pinoquio estuda para ser um bom aluno, porém cultiva amizades com crianças travessas e eles o convencem a “matar aula” para ver um tubarão morto na praia, os meninos brigam e na confusão um deles é acertado com um livro e cai. Os guardas soltam o “Cão Alidoro” para prender Pinoquio, este pula no mar e se esconde dentro de uma caverna.
Voltando para casa da Fada é recebido por uma Lesma que leva a noite toda para abrir a porta, ele fica nervoso, chuta a porta e fica com o pé preso.


A Terra dos Brinquedos.
A Terra dos Brinquedos

Na rua encontra seu amigo Pavio, este fala sobre a Terra do Brinquedos: um lugar onde ninguém precisa estudar ou trabalhar… apenas brincar o tempo inteiro. Ouve- se uma carruagem chegar: era conduzida por um simpático Anãozinho e puxada por 12 burros calçando chinelos enquanto algumas crianças festejam dentro do carro, Pavio insiste e os dois embarcam nesta viagem.
Os meninos ficam encantados com a “Terra dos Brinquedos” e a farra dura por meses até que um dia acordam com orelhas de burro e aos poucos vão se transformando em burrinhos até ficarem mudos e começar a zurrar. Entram em desespero até o cocheiro chegar, este que era na verdade um homem inescrupuloso que seduzia crianças para transforma- las em burros.

Trabalho Exaustivo


Pinoquio é vendido para um circo para trabalhar e vira a atração principal do espetáculo, mas depois de um acidente durante o show, fica aleijado e o diretor do circo vende- o para um coureiro, que amarra- lhe o pescoço e atira- o de um penhasco para que morra, mas quando puxa de volta aparece o boneco que salta e foge a nado.


Pai e Filho


Ao ver uma cabrita lembrou da menina de cabelo azul, mas ao se aproximar é engolido por um enorme tubarão. Dentro do peixe encontra seu Pai sentado numa mesa comendo peixinhos, eles planejam a fuga e vão até a boca do animal que solta um espirro e os dois são expulsos de dentro.


Transformação em Menino de Verdade.
Um Menino de Verdade


Pinoquio consegue abrigo em um barraco e sai a procura de alimento pro Pai, no caminho encontra o Gato, que de tanto fingir ficou cego de verdade e a Raposa que até a Cauda vendeu. Arrumou emprego e com o que ganhava ajudava o Pai e a Fada que também estava doente.

Uma noite sonhou com a Fada e com um beijo transformou- lhe em menino de verdade: então Gepeto melhorou, o barraco virou uma linda casa e seu trocados se transformaram em ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário