![]() |
Pseudo Seneca. Representação de Hesiodo. |
![]() |
British Museum. Representação de Homero. |
Sobre os Autores
A criação da Mitologia Grega é atribuida aos filósofos Hesíodo e Homero. Eles procuraram explicar através da poesia: a origem do Universo, a razão do ser humano e os princípios que regem uma sociedade. Destaca- se Hesíodo (~750 aC) que escreveu "Teogonia", sua primeira grande obra.
A Era dos Titãs
Urano (Céu) sabia que seus filhos com Gaia (Terra) eram de fato Deuses Primitivos, porém criaturas extremamente violentas. Contudo concordou que o melhor a fazer era encerra- los no Tártaro (Mundo Inferior).
Titãs
Oceanus (Mares), Céos ou Coios (Inteligencia), Crio (Inverno), Hipérion (Pilar do Leste, Fogo e Visão), Jápeto (Pilar do Oeste, Tempo da vida humana) e Cronos (Tempo).Titânides
Febe (Brilhante), Réia (Fertiliade, Grande Mãe), Téia (Visão e Luz), Têmis (Leis e Costumes), Mnemosine (Memoria), Tétis (Fecundidade das Aguas).![]() |
Reia enganando Cronos. |
![]() |
Zeus - Jupiter Smyrna Louvre. |
Cronos não importava- se com o sofrimento de Reia, pois o controle do universo era mais importante do que seus filhos. Reia encontrou um jeito de enganar o marido: quando Zeus (Trovões) nasceu, ela o escondeu em uma caverna para que pudesse crescer e ficar forte, enrolou uma pedra num manto e entregou para Cronos, que a devorou sem perceber a troca.
Quando Zeus cresceu, ele libertou os Ciclopes e os Hecatonquiros para que ajudassem a derrotar seu pai. Zeus deu a Cronos uma “Poção Mágica” que fez ele cuspir seus irmãos de volta ao mundo, depois juntaram forças e iniciaram a guerra mais sangrenta de todos os tempos, conhecida como Titanomaquia. No final da guerra, Zeus e seus irmãos assumiram a liderança o universo, banindo Cronos e seus aliados ao Tártaro.
Interpretação
A Era dos Titãs retrata a guerra pelo poder, derramando sangue inocente como se fosse uma vacina para um mau, eliminando os insurgentes antes mesmo que surjam. Reia é um exemplo da falsidade, traindo seu marido para livrar o filho. A Titanomaquia foi a guerra em que as forças opressoras enfrentarão pela primeira vez forças equivalentes, num confronto sangrento e justo para ambas as partes.
Cidadãos que desejam alcançar o paraíso sabem da importância de praticar o bem, da necessidade de regrar o comportamento e de aprisionar os monstros que habitam dentro de nós. As forças de Urano sabem que a ascensão ao céu está intimamente ligada ao comportamento e que os Titãs não se limitaram para alcançar tudo o que desejam na terra.
Contudo: "aquele que aprisiona seus monstros liberta seus irmãos de um mau maior".
![]() |
A Queda dos Titãs- Cornelis Cornelisz van Haarlem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário