![]() |
Abraham Harold Maslow. |
Autor
O professor e psicologo norte americano, Abraham Harold Maslow (New York, 1908- 1970) é conhecido pela teoria da motivação e as necessidades humanas. Ele elaborou um estudo para tentar explicar a motivação humana e o resultado foi Piramide de Maslow.
A Piramide de Maslow
Apesar do reconhecimento, Maslow foi muito criticado pelos estudiosos do segmento. Ele mesmo declarou estar insatisfeito com a teoria, mas que buscara satisfazer sua necessidade de realização. Segundo ele, a motivação está diretamente relacionada em satisfazer as necessidades individuais. Estas necessidades foram divididas hierarquicamente por importância em cinco grupos distintos, na base as primordiais e no topo as secundarias:
- Fisiológica: respiração, alimentação, excreção, sono, sexo…
- Segurança: estar seguro dentro de casa, ter estabilidade e confiança.
- Social/ Afetivo: pertencer a um grupo, ser acolhido e amado.
- Estima: reconhecimento próprio e o reconhecimento social.
- Auto Realização: ser aquilo que se pode ser, capacidade de alcançar um sonho.
Caracteristicas
Teoria da Motivação
A teoria de Maslow declara que uma necessidade satisfeita deixa de ser um elemento motivador, faz com que outra necessidade se destaque como motivação. Por outro lado, uma necessidade insatisfeita atua como fator de frustração e desmotivação.
A piramide mostra que para atingir o topo é necessário satisfazer todas as necessidades basais (ao menos em parte), pois o indivíduo será motivado pelas necessidades mais importantes daquele momento. A medida que os aspectos básicos da vida são preenchidos, o ser humano desloca seu desejo para aspirações mais elevadas.
![]() |
Hierarquia das necessidades humanas de Maslow - por J. Finkelstein- Wikipedia. |
Psicologia Organizacional
A teoria de Maslow serve para entender a motivação dos trabalhadores, neste sentido: o trabalhador exerce suas funções para receber um salario, que lhe permitirá atender suas necessidades primarias, como o sustento, saúde e segurança. Garantida as necessidades básicas, o trabalhador buscará satisfazer as necessidades secundarias, como atender o desejo de auto estima e realização pessoal. Este último vai muito além da remuneração, mas o completo bem estar físico e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário